Patsavouropita – o doce Leriota!

Já estou de volta em terras barsileiras, mesmo que por pouco tempo! Dia 28 parto pra NY, mas até lá ainda tenho muita coisa para contar da viagem!

Vamos começar contando sobre a maravilhosa, a deliciosa e a tão consumida Patsavouropita!

Como ensinei alguns posts atrás, pita quer dizer torta! Então você deve estar se perguntando, o que será Patsavouro? Será amêndoas? Manteiga? Chocolate? Ou alguma coisa igualmente deliciosa? E a resposta é nada disso, o nome quer dizer pano de chão.

Mas não deixem isso enganar vocês! É uma das coisas mais deliciosas que sua boca pode provar! E além de ser gostosa, ela tem um “que” a mais: ela é um doce Leriota, ou seja, inventado e vendido praticamente só na ilha de Leros! Que exclusivo, né? É comum você ver as pessoas indo embora da ilha carregando uma forma cheia dela.

Ela é feita basicamente de massa filo, yogurt, manteiga e uma calda de açúcar. Parece fácil de reproduzir, mas o problema é a diferença de ingredientes. Massa filo, mesmo se você conseguir achar, não é igual. E nem me façam começar a falar sobre o yogurt! Sério! Qual é o problema do nosso yogurt? Ele devia ter vergonha de se chamar assim! O yogurt grego é rico, macio e incrivelmente cremoso! Muitas vezes era nosso café da manhã E nosso lanche da tarde! Afinal, um pote assim, com mel e salada de frutas… Nada mal, né?

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em comendo por aí, doce vida, Viagem com Açúcar

5 Respostas para “Patsavouropita – o doce Leriota!

  1. tá.. eu vou parar de vir aqui tá!? Toda vez que eu passo visitar esse blog saio morrendo de fome! kkk!

    Grécia tem comida dos deuses mesmo! Um amigo morava aí, sempre que vinha trazia um monte de delícias!

  2. Tania

    Vou ficar saudosa desta ilha que não conheço pois lendo seu blog senti como se estivesse lá. Adorei cada dia, cada comida, a casa e até a família! Obrigada por compartilhar conosco estes dias … digamos … à grega. φιλιά

  3. Seus posts e os da sua mãe me deixaram com uma vontade ABSURDA de ir pra Grécia!! Queria provar um pedaço desta patsa…hjksghj, deve ser deliciosa Má! 🙂

  4. Este doce nao conhecia. Fiquei curiosa. Ei Marina, a viagem para NY esta chegando. Que bacana querida. Que oportunidade fantástica.

  5. Pingback: Baklava | Confissões de uma Doceira Amadora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s