Bolo de Abóbora com Maple Syrup

abobora1

Esses dias ganhei uma abóbora. Não é o presente mais típico do mundo, mas altamente apreciado por aqui! Imediatamente pensei em fazer uma torta de abóbora, com nozes por cima! Porém, todavia, entretanto… meu pai não gosta de torta de abóbora. E dessa ele não gosta mesmo, não como ele “não gosta” de goiabada. Mas como é ele que come a grande maioria dos doces que eu faço, é melhor fazer algo que ele já comece com vontade! Então comecei um bolo, mas com algumas coisas mais especiais…

abobora2

Para começar, a gente precisa transformar esse cofre em formato de verdura (legume? fruta? o que é uma abóbora?!) em algo mais macio. Comece cortando “de cabo a rabo”, separando em duas partes iguais.

abobora3

Agora é hora de cavar! Tire todas as sementes e meleca lá de dentro! Boatos que você pode usar isso para outras receitas, mas… é… eu não usei. Tire tudo até ter uma caverna assim te esperando!

abobora4Então coloque numa forma com a casca virada para cima. Eu aconselho a colocar papel alumínio para forrar só para facilitar a vida. Vocês sabem como eu sou fã de facilitar a vida!

abobora5

Agora asse em forno baixo até conseguir enfiar um garfo através da casca como se fosse manteiga! A minha demorou quase uma hora e meia, mas isso vai mudar de abóbora para abóbora, de forno pra forno, então fique de olho!

abobora6

Vou parar por aqui e confessar que nunca fui muito fã de abóbora. Mas fazer esse bolo mudou minha vida! Depois que saiu do forno, eu tirei aquela abóbora de dentro da casca como se fosse sorvete! Como não se apaixonar assim?

abobora10

Agora, pegue todo esse “sorvete” de abóbora e bata no liquidificador. Ou no processador. Ou amasse na mão. Tá, to brincando, não estamos na era das cavernas, use alguma coisa elétrica e que vai te poupar gastar energia. Assim, só uma ideia! Sem falar que coisas elétricas tornam chegar nessa linda pasta de abóbora muito mais fácil!

abobora15 abobora14

Agora começar a outra coisa especial desse bolo, a manteiga! Claro que você pode ser uma pessoa normal e usar manteiga normal, mas nós sabemos que eu não sou e vou usar manteiga especial! Lembram da brown butter? Vamos usar de novo! Comece derretendo sua manteiga, e não se acanhe! Deixe ela borbulhar!

http___makeagif.com__media_4-04-2014_neFwY7

Um pouco depois desse estágio de borbulho aí, ela vai começar a escurecer um pouquinho e exalar um leve odor de nozes! Ai, a maravilha da manteiga!

abobora20

Agora, enquanto isso dá uma esfriada, vá fazer sua massa. Essencialmente jogue todos os outros ingredientes juntos e bata! Então farinha, 2 ovos inteiros, açúcares, maple syrup, abóbora e fermento. Bata tudo e veja que belezura!abobora18

 

abobora19

Agora, pode jogar a sua linda manteiga e misturar com calminha, na mão mesmo. Só porque ela merece respeito.

abobora21

Um breve momento pra confessar que esse bolo foi inventado. No sentido que eu nunca fiz antes, não tinha receita e meio que fui fazendo. Então chegou nesse ponto e achei a massa pesada. Então bati duas claras em neve e coloquei junto. Assim, de nervoso. Não tem foto, porque estava nervosa. Fim.

Mas no final foi a escolha certa, porque era isso mesmo que a massa precisava!

abobora22

E BAM! Bolo delícia pronto!


abobora23

abobora26

Iria perfeitamente com a Calda de Chocolate, mas meu pai estranhamento gosta de bolos secos. Ei, cada louco com a sua mania, né?

Ah

Ingredientes:

160g de manteiga sem sal, escurecida

1 1/2 xícaras de abóbora em purê

180 g de farinha de trigo

230 g de açúcar

180g de açúcar mascavo

2 ovos inteiros

50ml de maple syrup

2 colheres de chá de canela em pó

1 pt de sal

1 1/2 colher de chá de fermento

2 claras em neve

Faça o purê de abóbora e separe 1 1/2 xícaras. Faça a manteiga escurecida e separe. Bata todos os ingredientes, menos a manteiga e as claras. Adicione a manteiga com uma espátula, e depois as claras. Forno médio por mais ou menos 30 minutos, ou até o palito sair limpo.

 

Ah, sobrou bastante da abóbora! Então minha mãe fez uma sopa de abóbora, que ela já ensinou aqui!

 

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em aventuras culinárias, doce vida, passo a passo, receita

4 Respostas para “Bolo de Abóbora com Maple Syrup

  1. Socorro! Desse jeito eu vou engordar! Mas vou fazer o bolo! Ah! se vou! ^_^

  2. lili

    Delícia! Quem náo tem maple syrup, substitui pelo que?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s