Arquivos do Blog

pudim de chocolate ao quadrado

Pra variar hoje está um dia horrível em Curitiba. Frio e chuva. Numa segunda-feira. Ainda por cima já é Novembro de meu corpo acha que eu já devia estar usando sandálias, e não a bota que nesse momento cobre meu pé. Mas a gente trabalha com o que tem e é o que tem pra hoje.

Mas e se tivermos um Pudim de Chocolate por perto? As coisas melhoram, né? E se for um pudim duplo de chocolate? Agora tem quase sol lá fora, né?

Vamos lá! Ingredientes!

DSC_0387

130g açúcar

40g de cacau em pó

30g maizena

600ml leite integral

4 gemas

20g manteiga sem sal

150g de chocolate meio amargo

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 pitada de sal.

Esse é o tipo de receita que você tem que começar se preparando. Não adianta colocar tudo no fogo e depois pensar que não tem onde colocar. Então vamos pensar no mise en place, ou em bom português, tudo no seu lugar! Começa se preparando com uma tigela cheia de gelo, uma tigela por cima, e por cima disso ainda coloque uma peneira. Quase um totem, mas tá valendo.

DSC_0396

Lindo. Agora vamos pra receita em si! Nossa missão nessa receita é conseguir o pudim mais lisinho possível! Então comece dissolvendo bem a maizena no leite.

DSC_0390

Dissolve bem, senão vai ficar com gruminho e você não vai curtir. To te cuidando. Vem comigo que é só sucesso.

Então junte com o açúcar, cacau e sal numa panela. Misture as gemas e coloque no fogo. Agora se prepare. Você vai mexer isso, e muito. Pegue um fuet e boa sorte. Tem ido pra academia recentemente? Porque vai precisar do muque! Deixe em fogo médio, sem parar de mexer, até sair a primeira bolha. Não pare de mexer, abaixe o fogo e deixe mais um minuto. Já falei que não pode parar de mexer? Depois desse minuto, rapidamente misture a manteiga e o chocolate. Já mencionei que é melhor ficar mexendo?

DSC_0402

Assim que tiver incorporado tudo, passe pela peneira, pra garantir que nenhum pedacinho, gruminho ou qualquer outro inho tenha ficado pra atrapalhar a sua textura! Coloque naquela ‘tigela-de-impressionar-visitas’ e pronto! Agora você pode ficar admirando a beleza que você acaba de criar.

Sério, olha isso:

DSC_0406

Vou até por outro ângulo, assim garanto que a segunda feira melhora.

DSC_0408

Sério, olha o quanto brilha. Será o sol lá fora ou só aqui dentro?

DSC_0374

Acho que não importa, tudo que importa é essa maravilha prestes a ser comida.

Melhorou sua segunda, né?

Anúncios

2 Comentários

por | 4 de novembro de 2013 · 14:55

livros com açúcar

Imagem

Outro dia estava arrumando meu quarto e… Tá. Vou parar aqui porque consigo ver minha mãe lendo isso lá da sala e gritando “MENTIRA!!!”. Não, eu não estava arrumando meu quarto. Isso acontece só quando o cometa Halley passa. Reformulando. Outro dia eu estava no meu quarto e comecei a reparar quantos livros de receita eu tenho.

Em português, inglês, francês, italiano, novos, velhos, clássicos. O sabor que você quiser, tem. Mas me toquei que muitos deles nunca tinha parado pra realmente ver todas as receitas, quem dirá testar elas! Então resolvi mergulhar neles e compartilhar também!

Começando essa semana, vamos ter sempre uma resenha de um livro de receitas e uma receita tirada desse livro! Três vivas pra motivos para fazer testes! Vai ser uma série de posts como o Cinema com Açúcar, que junta filmes e receitas!

Mas enquanto isso, mantendo o tema de aproveitar livros, vou fazer propaganda da minha mami. Minha mãe é o máximo, e esse é o básico que você precisa saber dela. Ela, além de ter o blog ArteAmiga super atualizado e ainda melhor escrito, faz parte de uma iniciativa brilhante: a Freguesia do Livro.

Captura de Tela 2013-09-09 às 12.20.57

A Freguesia pega aqueles livros que estão parados na sua prateleira e dá um novo destino, uma nova casa, um novo leitor.

Vai, você está em casa? Olhe em volta. Aposto que tem vários livros a sua volta que você leu faz tempo e realisticamente nunca mais vai voltar a ler. A Freguesia pega esses pobres livros-transformados-em-decoração e monta pontos de leitura nos lugares mais inusitados. É um jeito maravilhoso de incentivar a leitura!

Entre no Blog e veja como colaborar!

Enquanto isso, conte aqui! Você tem um livro de receitas preferido?

3 Comentários

por | 9 de setembro de 2013 · 12:38